Como as esquerdas ingênuas relativizam reacionarismo de Chico Xavier?
REACIONARISMO DE CHICO XAVIER ERA MUITO MAIS CONVICTO E RADICAL...
É assustador o poder de sedução de Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, que na sua juventude era fanático por circo e adorava técnicas de manipulação mental, como a hipnose.
Deturpador do Espiritismo, Chico Xavier conseguiu montar um lobby que o faça vender a falsa imagem de "espírita autêntico", mesmo defendendo valores dignos de um Catolicismo medieval.
Mas isso faz sentido num país desinformado como o Brasil, que elege um reacionário como Jair Bolsonaro.
Chico Xavier criou as condições psicológicas que favoreceram Jair Bolsonaro, mas aí as esquerdas tremem de medo e correm para o quarto chorar aos berros porque viram os dois nomes ligados um ao outro.
Paciência, Jair Bolsonaro foi um arrivista, como Chico Xavier também foi.
Suas formas de ascensão são rigorosamente as mesmas, embora em situações diferentes.
Mas isso é café pequeno. O que surpreende é que Chico Xavier e Jair Bolsonaro defendem AS MESMAS IDEIAS ULTRACONSERVADORAS.
A diferença é só de contexto. Mas nota-se que Chico Xavier tinha uma pauta bolsonarista, de fácil identificação em seus textos e depoimentos.
Vejamos alguns exemplos:
REFORMA TRABALHISTA: Chico Xavier não gostava de ver gente reclamando do trabalho exaustivo. Sempre pedia para as pessoas aceitarem o aumento das horas trabalhadas, a redução dos salários, a prevalência dos interesses patronais sobre os proletários. O resto só Deus resolveria.
ESCOLA SEM PARTIDO: Chico Xavier defendia uma escola que somente ensinasse a ler, escrever, trabalhar e ser religioso. Só isso. Ele via o senso crítico de maneira negativa, atribuindo a ele o rótulo de "tóxico do intelectualismo".
HOMOFOBIA: Chico Xavier era partidário da "cura gay", porque, embora pedisse "respeito" aos homossexuais (hoje comunidade LGBTT), definia o homossexualismo como "mal psicológico", atribuindo a ele uma "confusão mental" do espírito encarnado, a ser "resolvida" pela fé cristã.
PRIVILÉGIO DAS ELITES: Quem se indignou com Jair Bolsonaro falando que patrões, privilegiados, "sofrem mais" que os trabalhadores que perdem direitos, deve saber que Chico Xavier pensava a mesma coisa, atribuindo aos infortunados as "bençãos futuras" do sofrimento extremo.
TEOLOGIA DO SOFRIMENTO: Chico Xavier não queria que pessoas se indignassem com desgraças acumuladas na vida. Para o sofrimento extremo, Chico Xavier defendia a aceitação conformada e em silêncio. Ideia herdada da Teologia do Sofrimento, corrente do Catolicismo medieval.
INTERVENÇÃO MILITAR: Chico Xavier era defensor da disciplina austera, e, no Pinga Fogo da TV Tupi, ele pedia para os brasileiros apoiarem a ditadura militar e orassem pelos generais, que, segundo o "médium", estavam "combatendo o caos" e produzindo o "reino de amor" do futuro.
...DO QUE ANA PAULA DO VÔLEI E REGINA DUARTE, JÁ BEM REACIONÁRIAS.
Com alguns desses pontos, como é que os esquerdistas se arrepiam de medo quando alguém define Chico Xavier como um reacionário?
Como é que os esquerdistas não fazem o mesmo com beldades como Ana Paula Rodrigues Henkel, a Ana Paula do Vôlei, e a atriz Regina Duarte, também reacionárias convictas?
Poderia-se relativizar o reacionarismo de cada uma, motivado por suas belezas atraentes.
Regina Duarte, que interpretou personagens feministas, poderia ter seu reacionarismo relativizado por alegações diversas, como ser ex-mulher de um fazendeiro, por exemplo.
Ana Paula poderia agir "por orientação" do marido norte-americano, advogado e eleitor do Partido Republicano e reacionário convicto.
As esquerdas, no entanto, se resignam com o reacionarismo das duas.
Não o fazem com Chico Xavier, cujo reacionarismo foi sempre com um apetite ainda mais redobrado.
Inventam culpa do "obsessor", cometem um papelão atribuindo a Chico Xavier fraquezas que, em outros momentos, seus seguidores julgariam impossível virem de um sujeito que consideram "iluminado, firme e sábio".
Alguém não percebeu esta frase de Chico Xavier, dita para um enorme público da TV Tupi e gravada na posteridade para todo mundo ver? Eis essa frase:
"Diga-se, a bem da justiça, que os militares só recorreram à violência, ao AI-5 em represália aos atos de violência dos opositores do regime democrático capitalista, que viviam provocando atos de vandalismo, sequestros de embaixadores e mortes de inocentes".
Se o sujeito que disse essa frase não é reacionário, mas um progressista, então não sabemos o que a espécie humana está fazendo na Terra.
Temos que abrir mão das paixões religiosas a todo custo.
Seus apelos traiçoeiros são invisíveis e, portanto, mais perigosos que as paixões do dinheiro, do sexo e das drogas.
A esses perigos, pelo menos se consegue identificar a cura.
No perigo das paixões religiosas, doença que é erroneamente considerada um "remédio", não se reconhece oficialmente a cura, que até existe, mas ela se define pelo abandono dessas tentações.
A bondade não tem dono, e Chico Xavier, se prestarmos atenção a uma biografia mais objetiva e sem fantasias mitificadoras, não é a melhor pessoa para simbolizar a bondade e o amor ao próximo.
Há uma infinidade de pessoas que fizeram mais do que supostamente se atribui a ele.
Se bem que sabemos que Chico Xavier NENHUMA CARIDADE fez.
Ele apenas pedia aos outros para ajudarem os pobres e, depois, se promovia com a filantropia alheia, que, mesmo assim, não era grande coisa.
Afinal, essa "filantropia" nunca trouxe resultados sociais profundos. Se tivesse trazido, o Brasil já teria se tornado país desenvolvido há mais de 35 anos.
Só que o Brasil piorou e, fora um breve período de recuperação (2003-2014), e mesmo assim sem a menor influência de Chico Xavier (que era anti-petista doente), nosso país só caminhou para o precipício.
Temos que ver que a realidade não é sempre da forma como a gente quer, mesmo diante da permissividade da fé.
Temos que aceitar revelações desagradáveis, quando elas se apresentam com provas consistentes e argumentos verídicos. Não podemos zombar da verdade dolorosa atribuindo a ela "malícias humanas e terrenas".
Se um "médium espírita" é reacionário, aceitemos. Se sua pauta é ultraconservadora, admitamos. A realidade que dói tem sempre que ser aceita sobre a ilusão que conforta e relaxa, mas é só ilusão.
A ilusão que protege Chico Xavier não só como "fada-madrinha" mas como um pretenso progressista cobrará seu preço, quando a realidade que os chiquistas se recusam a reconhecer por uma fonte será revelada numa outra fonte na qual eles não poderão escapar.
Comentários
Postar um comentário