Chico Xavier foi, no seu tempo, alguém tão deplorável quanto João de Deus
O caso João de Deus trouxe uma reflexão muito importante, que é a doce ilusão que envolve os "médiuns espíritas" no imaginário popular.
A associação de João Teixeira de Faria, conhecido pelo referido apelido, com Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, é bem mais cúmplice do que se imagina.
Chico Xavier teve em João de Deus seu aprendiz e discípulo.
Supondo que Chico Xavier deveria ser intuitivo e pressentir algo desagradável, ele deveria previamente ter repudiado e evitado a bênção no discípulo de Abadiânia.
Mas não. Chico Xavier consentiu e abriu caminho para João de Deus cometer sua carreira de charlatanismo e abusos.
O que mostra que o próprio Chico Xavier é uma grande farsa, e que sua imagem adocicada, associada a corações fofos, passarinhos, rosas e céus ensolarados não passa de propaganda enganosa.
Você presta atenção nas "lindas frases" de Chico Xavier e verá que não há beleza alguma.
São apenas amontoados de trocadilhos opostos - "silêncio" e "voz", "agonia" e "esperança", por exemplo - que expressam moralismo retrógrado e um tanto irritante.
Em muitos casos, essas frases são irritantes para quem tenta suportar os sofrimentos na vida. É duro dizer isso sobre Chico Xavier, mas suas frases podem irritar, sim.
Existem os prováveis lamentos de quem tenta resolver algo em suas vidas de agonias:
"Eu tento contornar a vida com muita dificuldade e esse religioso cretino querendo dizer para eu aceitar tudo em silêncio, Ele não sabe o que eu sofro para pedir para eu não reclamar".
"Eu é que sei das condições de suportar o luto na perda de um ente querido. Não é esse Chico que fica dizendo que a perda foi maravilhosa, que meu saudoso amigo foi para o céu, etc. Aqui está uma dor profunda e lá vem ele com suas frases idiotas".
"Estou sofrendo de dor extrema, perdi minha casa numa enchente, e esse tal de Chico fala para eu ficar vendo passarinhos?".
"Se eu nada sei sobre o que ocorrerá daqui a dois anos, vou saber o que ocorrerá na próxima encarnação? Chico Xavier é um cínico, com essa ideia de pedir para eu sofrer sem reclamar".
"Quero ver esse Chico Xavier sofrer o que eu sofri, perdendo dinheiro, sendo humilhado e tendo dificuldades para resolver até um problema mais simples. Fácil um religioso, que vive sustentado por tanta gente boa, dizer para os outros aceitarem o sofrimento".
"Se o Chico Xavier não gosta que ninguém reclame, deveria saber que nós não reclamamos por diversão, e que se reclamamos muito da vida, é porque há motivos de sobra para isso".
Imagine essas reações furiosas, que não podem ser vistas de maneira negativa.
Chico Xavier não fez caridade alguma, se promoveu às custas da caridade dos outros, ele apenas foi "animador" de um espetáculo que nunca foi seu.
Ele foi um deturpador grave do Espiritismo, ligado a literatura fake tida como "mediúnica", usurpou autores ilustres - problema grave já alertado por Allan Kardec, que reprovava tal atitude - e era um reacionário convicto durante toda sua vida.
A imagem construída é a do "bondoso médium" que só "colecionava virtudes humanas", algumas "mais simples", outras "mais complexas".
Mas isso é propaganda enganosa. Se vermos o quanto o "bondoso médium" se envolveu em enrascadas, assinando atestados para "autenticar" fraudes de materialização, as pessoas cairão em vergonhosa decepção.
Não adianta só dizer que "tá, Chico Xavier errou muito na vida" e depois continuar sua adoração cega e fanática.
Isso seria permissividade e não misericórdia, e seria mais uma atitude de tolos do que de pessoas sem ódio.
Não dá para dar chance alguma para ele, Chico deveria merecer o limbo, o esquecimento, o repúdio e toda sua adoração a sua pessoa deveria ser reduzida a zero.
Isso porque, se nos desapegarmos da memória curta e das paixões religiosas (estas fontes de tentações tão ou mais perigosas que as do sexo, das drogas e do dinheiro), veremos o quanto Chico Xavier teve uma trajetória tão deplorável quanto João de Deus.
Depois os chiquistas vão reclamar que suas filhas estão cultuando as princesas da Disney. Os mais velhos, em relação a Chico Xavier, se apegam a semelhantes ilusões.
Comentários
Postar um comentário